Por onde começar

Trilhas/Caminhada

     É comum ficarmos um pouco perdidos quando tomamos a decisão de mudar e começar algo novo e na área da aventura não é diferente.

     Hoje em dia existem muitas opções e e consequentemente surgem muitas dúvidas a respeito das empresas, grupos, lugares, equipamentos, habilidades e mais uma série de fatores que podem interferir diretamente no sucesso ou fracasso da conquista dos seus objetivos.

     Sugerimos que você comece pelo começo, é importante nesse momento fazer as coisas bem feitas e se dedicar. Sabe aquela história de não passar o carro na frente dos bois?

     É interessante o que acontece com todos nós quando estamos no início de um projeto, uma empolgação contagiante nos domina e sempre queremos algo mais, um passo mais a frente e isso é bom mas pode ser ruim.

     Acontece algo que chamamos de síndrome do iniciante, que é quando começamos algo novo, fazemos aquilo algumas poucas vezes, a coisa foi dando certo e logo nos sentimos o rei do mundo e inconscientemente achamos que já sabemos tudo.

     É justamente nessa hora que as vezes damos o passo maior que a perna e isso pode ser um problema, principalmente quando falamos em atividades que nos expõem a certos perigos.

     Então o que seria começar do começo?

     Nós sugerimos que no primeiro momento você participe de atividades de um dia ou atividades sem pernoite e que sejam menos técnicas, isso evita frustração e vai te ajudar a ver como seu corpo vai se adaptar, como esta a sua resistência física, quais pontos (físico e mental) você precisa melhorar e quais equipamentos e vestimentas você precisa adquirir.

     No inicio, para trilhas de um dia você provavelmente vai precisar de:

     - Mochila confortável

     - Tênis ou bota para trilha com bons cravos e sola firme

     - Uma garrafa de água resistente a impactos (PET uma boa opção)

     - Calça leve, resistente e que permita movimentos

     - Camiseta leve, respirável e que permita movimentos

     - Capa de chuva (mesmo se a previsão for de sol)

     - Lanterna pequena (mesmo que for voltar antes do anoitecer)

     - Boné ou chapéu

     - Lanches e petiscos

     - Kit de primeiros socorros (sinalizado e com instruções)

     No início não é necessário investir em equipamentos até por que você ainda não sabe se vai gostar da atividade que escolheu e logo verá que as coisas podem mudar e aquilo que você comprou não te serve mais e terá que gastar mais uma vez.

     Recomendo sempre, como uma escolha e não como uma obrigação, usarem calça e camisa de manga cumprida principalmente quando a previsão é de muito sol, em muitos lugares ficamos o dia todo expostos ao sol e isso ajuda proteger a sua pele de queimaduras, assim como o chapéu ou boné. Insolação é um problema real na montanha e deve ser levado a sério.

     Na natureza o clima é imprevisível e a meteorologia não consegue prever mudanças nos microclimas comuns em ambientes naturais, as vezes esta um lindo dia de sol e em poucos minutos começa ventar e a chuva te pega quando ainda existe um longo caminho a seguir. O risco de hipotermia é grande nesse caso e por isso recomendo sempre andar com uma capa de chuva, o modelo tipo poncho é bem versátil e ajuda proteger também a sua mochila.

     As vezes imprevistos acontecem e você acaba tendo que caminhar no escuro, a trilha que acabaria as 16:00 por algum motivo se estendeu e nesse caso a lanterna será a sua melhor companhia e sem dúvidas evitará possíveis acidentes.

     Por enquanto o seu kit de primeiros socorros deve ter itens básicos, sugiro: band-aid, esparadrapo, medicamentos de uso comum (febre, dores, alergia) e se for o caso medicamentos de uso contínuo com a descrição de quando e como tomar (não se esqueça de avisar o responsável pelo grupo da sua condição).

Ainda restam dúvidas?

Entre em contato que faremos o possível para te ajudar.

© 2020 Por VAECOTUR