Barracas

     A escolha da barraca perfeita pode ser um grande desafio e algumas das dicas que vamos te dar vão te ajudar nessa escolha.

     Hoje em dia existem diferentes tipos e modelos de barracas que atendem diferentes situações que em geral são.

     Camping estruturado que como o próprio nome diz, possui uma certa estrutura como estacionamento, banheiro, espaços cobertos, iluminação e nesses locais temos uma certa proteção contra as intempéries e em casos extremos temos como nos abrigar caso aconteça algo com a barraca. Comumente chegamos de carro no local do camping e ficamos mais tempo usufruindo dessa estrutura, consequentemente passamos mais tempo dentro da barraca. 

     Camping selvagem onde o espaço disponível pode ser pequeno e não há estrutura alguma, nesse caso não tem muito para onde fugir caso aconteça algo com a barraca. Geralmente não conseguimos chegar com o carro no local do camping e normalmente passamos menos tempo dentro da barraca.

     Pensando que nosso foco seria a segunda situação, temos que levar em conta alguns itens como:

     - Resistência deve ser resistente ao vento e chuva

     - Portabilidade: deve ficar montada sem a necessidade dos specs

     - Peso: deve ser leve para diminuir o peso total da mochila

     - Tamanho: deve ser compacta quando fechada para sobrar espaço na mochila para outros itens e não deve ser muito grande quando aberta para conseguir monta-la em espaços pequenos, uma barraca para duas ou três pessoas é o ideal. O tamanho interfere na resistência e quanto maior for, mais ela irá sofrer com as intempéries, principalmente com o vento. 

     As barracas são constituídas por algumas partes, como:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     - Sobre teto: é a cobertura da barraca e a barreira contra chuva e vento. sua impermeabilidade é medida em milímetros de coluna d'água, quanto maior esse número, mais resistente à chuva ela é. Para o clima brasileiro recomenda-se que tenha mais de 2.000 milímetros.

     O tamanho e disposição do sobre teto pode variar bastante, recomendamos barracas com o sobre teto que vai até o chão dos 4 lados.

     - Vestíbulo: é a parte de dentro da barraca, ao contrário do sobre teto ela não é impermeável (com exceção do piso). as barracas "single layer"não possuem o vestíbulo e são construídas apenas com o sobre teto e piso.

     - Varetas: Podem ser de fibra de vidro ou alumínio (mais leves e resistentes) e servem como estrutura da barraca.

     - Specs: são hastes de ferro, alumínio ou plastico e servem para prender a barraca no chão

     - Avanço: funciona como um "cômodo extra" e normalmente usamos para cozinhar em dias chuvosos e deixar as bagagens e equipamentos abrigados do lado de fora do vestíbulo, dessa forma criamos mais espaço no vestíbulo. Alguns modelos de barracas não possuem o avanço.

     - Auto portante: São barracas que ficam montadas sem a necessidade de colocar os specs. Alguns modelos só ficam em pé com os specs (não auto portante)

     Não recomendamos as barracas single layer pois em ambientes mais úmidos ela normalmente acumula muita água (condensação) na parte interna.

     Não recomendamos as barracas sem avanço pois em barracas menores os equipamentos e a mochila tomam muito espaço dentro do vestíbulo. Em dias com chuva fica difícil cozinhar (não cozinhe dentro do vestíbulo, o risco de queimaduras é alto)

      Não recomendamos as barracas que não sejam auto portantes pois em um superfície muito dura e pedregosa ou muito mole como areia pode ser um problema deixa-la bem montada e estável.

     A escolha do equipamento interfere na sua segurança e conforto, procure com calma uma barraca que atenda suas necessidades, observem os pequenos detalhes e esteja atento(a) às informações do fabricante.

Ainda restam dúvidas? 

Entre em contato para maiores esclarecimentos

barraca 3.jpg

© 2020 Por VAECOTUR